sábado, 5 de dezembro de 2009

Taurus apresenta fuzil de tecnologia israelense

Taurus apresenta fuzil de tecnologia israelense

Roberto Godoy

O fuzil do futuro já está pronto, em produção na fábrica das Forjas Taurus, no Rio Grande do Sul. É leve, compacto, de alta precisão, robusto e cheio de equipamentos eletrônicos – uma lente de aproximação, visor noturno e designador laser. Resultado da parceria entre a empresa brasileira e a Israel Weapon Industry (IWI), o Tavor-21 é considerado a melhor arma de assalto do mundo.

O vice-presidente do grupo, Jorge Py Velloso, espera encomendas das Forças Armadas do Brasil e prepara uma ofensiva de vendas na América Latina “para o único produto do genêro da sétima geração tecnológica, amplamente provado em combate”.

Tavor TAR-21 assault rifle (compact version)











O Tavor foi criado para as Forças Especiais israelenses. O desenvolvimento, iniciado em 1991, só chegou ao modelo final dez anos mais tarde, em 2001. A exportação mais recente foi feita para a Índia: 3.070 fuzis por US$ 20 milhões, ou cerca de US$ 6,5 mil a peça. Esse valor é a composição da conta de peças de reposição e treinamento do pessoal técnico. Velloso ressalta que “o preço final, aqui, será mais competitivo”.

O Tavor pode substituir, ao menos na tropa de elite brasileira, o velho FAL 7.62, que adota conceitos dos anos 1950. A nova arma, calibre 5.56, pesa 3,6 kg. Tem alcance efetivo de 500 metros e cadência de 750 a 900 disparos por minuto. À prova d’água, realiza tiro único e dois tipos de rajadas. Usa carregadores de 20, 25 ou 32 munições. Leva lança-granadas de 40 milímetros. O corpo é de polímero não metálico de alta resistência. O sistema de separação estanque do mecanismo de funcionamento autoriza algumas façanhas, uma delas é permitir ao combatente mergulhador emergir da água atirando.


Comentário do site DEFESABR:

O fuzil de assalto Tavor C.T.A.R. 21 foi um dos grandes sucessos de público na LAAD, chegando a fazer fila. Pudera, qualquer um pôde chegar no estande da Taurus, tirar o bichinho da parede, empunhar à vontade e até brincar com o designador laser. Ele é compacto e bastante leve, mas não se engane, pois é feito de polímero não metálico de alta resistência. Mas ele não vem com um lança-granadas de 40 mm. Apenas pode ser instalado um kit de lançamento, pois é um opcional.

Trata-se de armamento de 7ª geração tecnológica para ser empregado somente pela elite das forças especiais, sendo amplamente provado em combate pelos israelenses. Como exemplo, nossos Grumecs (combatentes mergulhadores) devem estar babando para mergulharem em tal companhia de 5.56 mm.

Mais fotos do "brinquedo":

Nenhum comentário:

Postar um comentário